Reflexão 10065
Reflexão 10065
A UFCD 10065 - Ética e Deontologia nos Cuidados do Cabelo teve a duração de 25 horas com a formadora Maria de Lurdes Valentim Silva, onde tivemos a oportunidade de focar vários temas como ética e moral, responsabilidade, deontologia e princípios éticos, motivação, etc., com base no sistema de treino definido.
Tinha como objetivos: descrever a evolução histórica da profissão de cabeleireiro na sua vertente técnica e socioeconómica, identificar as características físicas, psicológicas e artísticas, bem como as competências e funções de um cabeleireiro e aplicar as exigências éticas e deontológicas associadas às atividades profissionais relacionadas com os cuidados do cabelo.
Exploramos a evolução histórica da profissão de cabeleireiro e dos seus cuidados. A profissão de cabeleireiro é uma das mais antigas da história da humanidade, com aproximadamente 5 mil anos de existência. Diz-se que teve origem no Egito durante o reinado dos faraós, época em que a moda era rapar a cabeça para utilizar perucas magníficas.
Discutimos os conceitos de Moral e Ética e percebemos que ao pensarmos e agirmos, deparamo-nos com os dilemas morais. Distinção entre ética e moral, sendo que a ética remete à reflexão acerca dos princípios que devem guiar a ação humana, preocupação com a finalidade e a intenção dos nossos atos, enquanto a moral assume um conjunto de normas e leis que nos são impostas.
Aprendi ainda ao Conceito de deontologia, princípios éticos e código deontológico, e que cada profissão tem o seu código deontológico. Analisamos o critério de moralidade subjacente a cada ação, pois todos os atos têm consequências, para nosso próprio proveito, felicidade ou para felicidade dos outros. Esta UFCD é muito importante para qualquer profissional pois em algum momento todos têm que toma decisões importantes tendo sempre em conta a ética e moral.